segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A PILHA DO FACEBOOK: CHECK-IN

Certamente você que está lendo esse post já fez um check-in hoje no Facebook. Estou errada? Isso é fato, pois uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que 1 em cada 5 donos de smartphones fazem check-in com seus aparelhos. Basicamente, esse mecanismo funciona para que os usuários do Facebook divulguem aos seus amigos os locais em que se encontram e com quem estão, e no momento, dá para fazer check-in via Android, iOS., BlackBerry, webOS e Windows Phone 7.

A ascensão desse mecanismo está tão em evidência que até a Cielo  em parceria com o Facebook está lançando uma proposta de check-ins para que os consumidores que fizerem compras com o cartão (seja débito ou crédito) e pagarem com a máquina da empresa possam efetuar check-ins e recomendações diretamente do aparelho, o que gera publicidade para os lojistas.




De certa forma, podemos equiparar o sistema de check-ins com o de uma pilha, pois ambos possuem um lado positivo e outro negativo. De um lado, estimula os usuários a conhecerem novos locais, interagir no “mundo real” com seus contatos virtuais, etc. De outro, podemos inferir que sem as medidas de cuidados, a exposição de check-ins a nível público nas redes sociais pode representar um grave risco à segurança e privacidade do indivíduo e um exemplo claro dessa situação foi no dia 7 de Dezembro de 2011 no qual um engenheiro publicou que iria viajar e acabou tendo sua casa assaltada (Veja notícia no site Globo.com).


Outrora, eu estava no Facebook em uma fanpage de humor quando de repente me deparo com a foto de uma garota em uma jacuzzi e muita gente estava comentando e rindo. Quando abri a imagem, li a legenda da foto que dizia “Eu, na minha jacuzzi!”, mas o que gerou a ‘chacota’ foi o fato do check-in da foto ter indicado que aquele local que a garota estava era na verdade um motel.

Portanto, quero deixar 4 dicas que permitirão você a fazer check-ins com mais segurança:


1 – Não faça check-in, “faça check-out”: Faça o check-in assim que sair do local.

2 – Não fale com estranhos: Não adicione pessoas que você não conhece na sua lista de amigos do Foursquare.

3 – Não faça check-in desnecessariamente

4 – Revise suas configurações de privacidade mensalmente.


Por Waleska Suplício

Um comentário:

  1. Waleska,
    O Foursquare tem sido usado para vc ter informações sobre os lugares que outros frequentaram antes. Se muitos falaram bem ou mal do local pode ser decisivo para a escolha de ir ou não.
    A dica de fazer o check-out é boa! Segurança e privacidade são importantes.

    ResponderExcluir