segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O INSTAGRAM VIROU VITRINE!


                             


Nos últimos dois anos o Instagram, aplicativo que permite a edição e o compartilhamento de fotos em redes sociais, teve uma ascensão grandiosa. Em pouco tempo passou de uma simples ideia para ser um aplicativo de 1 bilhão de dólares. 


A possibilidade de fotografar momentos especiais e compartilhar com todos os amigos ganhou um novo significado, pois o aplicativo permite pequenas edições e aplicações de filtros que deixam as fotos mais atraentes e interessantes. O sucesso foi grande que em meses o aplicativo já tinha milhões de adeptos.

A novidade agradou tanto, que algumas organizações criaram perfis para divulgar seus produtos e serviços.  A exemplo da empresa de cosméticos Mary Kay, veja aqui: http://instagram.com/marykaybrasil, que utiliza o aplicativo para divulgar seus produtos e ainda fornece dicas para as consumidoras. As lojas virtuais também aproveitaram o aplicativo para divulgação seus produtos com links que levam diretamente para o site. A Deluxe Store (http://instagram.com/deluxostore) é uma delas. Outros segmentos também já estão aderindo ao Instagram, a exemplos dos restaurantes.

Assim como no Twitter, as tags também fazem muito sucesso no Instagram. O compartilhamento de fotos de comida é muito popular entre os usuários do aplicativo, o que transformou a tag #instafood em uma das mais usadas entre eles. A partir dessa tag surgiu a ideia do Instagram Menu, onde clientes de bares e restaurantes fotografam os pratos e com tags específicas do local compartilham as fotos. Ao digitar a tag do restaurante todas as fotos aparecerão, possibilitando aos indecisos uma forma prática para escolher. O Comodo é um restaurante americano e foi um dos primeiros a colocar em prática essa ideia com a tag #COMODOMENU, veja aqui: 

A ideia proporciona ao clientes oportunidade de ver o prato antes de experimentá-lo e também saber as impressões de outras pessoas que já estiveram no local. Outro benefício é a aproximação gerada entre o restaurante e seu público, pois o menu é montado pelos próprios clientes.


Com o crescente número de usuários que chegam a postar cerca de 40 milhões de fotos por dia, e cerca de 8.500 novos  “curtir” a cada segundo, não há dúvidas que o aplicativo é uma excelente oportunidade para as empresas divulgarem suas marcas, produtos e serviços. 

Por Carliane Martins, Relações Públicas em formação.

Um comentário:

  1. Carliane,

    Gostei do tema e do uso de múltiplas linguagens: escrita+ visual (ilustração, foto)+ audiovisual (vídeo).
    É isso aí!

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