
Nos últimos dois anos o Instagram,
aplicativo que permite a edição e o compartilhamento de fotos em redes sociais,
teve uma ascensão grandiosa. Em pouco tempo passou de uma simples ideia para
ser um aplicativo de 1 bilhão de dólares.

A possibilidade de fotografar momentos
especiais e compartilhar com todos os amigos ganhou um novo significado, pois o
aplicativo permite pequenas edições e aplicações de filtros que deixam as fotos
mais atraentes e interessantes. O sucesso foi grande que em meses o
aplicativo já tinha milhões de adeptos.
A novidade agradou tanto, que algumas
organizações criaram perfis para divulgar seus produtos e serviços. A exemplo da empresa de cosméticos Mary Kay,
veja aqui: http://instagram.com/marykaybrasil,
que utiliza o aplicativo para divulgar seus produtos e ainda fornece dicas para
as consumidoras. As lojas virtuais também aproveitaram o aplicativo para
divulgação seus produtos com links que levam diretamente para o site. A Deluxe
Store (http://instagram.com/deluxostore) é
uma delas. Outros segmentos também já estão aderindo ao Instagram, a exemplos dos restaurantes.
Assim como no Twitter, as tags também
fazem muito sucesso no Instagram. O compartilhamento de fotos de comida é muito
popular entre os usuários do aplicativo, o que transformou a tag #instafood em
uma das mais usadas entre eles. A partir dessa tag surgiu a ideia do Instagram Menu,
onde clientes de bares e restaurantes fotografam os pratos e com tags específicas
do local compartilham as fotos. Ao digitar a tag do restaurante todas as fotos
aparecerão, possibilitando aos indecisos uma forma prática para escolher. O
Comodo é um restaurante americano e foi um dos primeiros a colocar em prática
essa ideia com a tag #COMODOMENU, veja aqui:
A ideia proporciona ao clientes oportunidade de ver o prato antes de experimentá-lo e também saber as impressões de outras pessoas que já estiveram no local. Outro benefício é a aproximação gerada entre o restaurante e seu público, pois o menu é montado pelos próprios clientes.
Com o crescente número de usuários
que chegam a postar cerca de 40 milhões de fotos por dia, e cerca de 8.500
novos “curtir” a cada segundo, não há
dúvidas que o aplicativo é uma excelente oportunidade para as empresas
divulgarem suas marcas, produtos e serviços.
Por Carliane Martins, Relações Públicas em formação.
Carliane,
ResponderExcluirGostei do tema e do uso de múltiplas linguagens: escrita+ visual (ilustração, foto)+ audiovisual (vídeo).
É isso aí!