Outro
dia eu estava num grupo do Facebook sobre vagas de emprego que informava que havia vaga para webwriter. Ela me
chamou mais atenção quando tempos depois vi a vaga sendo postada novamente- ela
ainda não havia sido preenchida. Aí pensei: num grupo cheio de comunicadores,
ninguém ocupou essa vaga ainda, por quê? O que faz mesmo um webwriter? Quem pode
desempenhar essa função? Foi aí que comecei a pesquisar sobre isso.
Jakob
Nielsen foi o primeiro a dar importância ao estudo da informação para a mídia
digital. O conceito de webwriting surge com a publicação em seu site - www.useit.com - em março de 1997, quando percebeu a
importância da usabilidade após a aplicação de testes voltados para o
comportamento do texto e usuário no ambiente online. Nielsen, por meio destes
testes, provou que o usuário exige uma boa formatação de texto para a web e daí
a importância enorme em se trabalhar a usabilidade da informação.
Porém,
quem verdadeiramente é considerado o guia do webwriting é Crawford Kilian,
autor do livro "Writing for the web" (escrita para a web) – 1998.
Contudo, os estudos de Kilian são focados no comportamento do texto em
ambientes digitais, e não na informação como um todo.
Após
o histórico, podemos partir para a prática.
O webwriter é muito mais que um criador de textos para
web. Ele deve
adequar a informação dentro de um todo: como essa informação se comunicará com
o leitor web de uma forma direta e dinâmica e sem perder o profissionalismo;
como a informação estará disposta e a melhor forma de apresentá-la, pautando-se
em prioridades, destaques, hiperlinks e, se indispensável, ilustrações.
Com
foco no perfil do leitor web, analisando especificamente a intenção informativa
do texto, conectada ao segmento da empresa e público-alvo, quem trabalha com
webwriting deve criar ou adequar textos de forma a melhor apresentar a organização,
podendo variar entre uma imagem estável e segura, como uma corretora ou
construtora exigem, ou dinâmica e criativa, como esperamos de uma empresa da
área de moda ou comunicação.
Uma
das páginas mais interessantes que encontrei falando sobre o tema foi este
blog. Tem um monte de perguntas e respostas que valem a pena dar uma olhada.
Depois
de ver tudo isso, este campo é ou não é uma possibilidade para o profissional
de relações públicas?
Por Ivanna Castro
Ivanna,
ResponderExcluirGostei muito do seu post.
Sem dúvida é mais um nicho de mercado para o profissional de relações públicas.
Para começo de conversa: tem que saber escrever e ter a noção de que o discurso é da organização para a qual trabalha.