segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

WEBWRITING: POSSIBILIDADE PARA O RP



Outro dia eu estava num grupo do Facebook sobre vagas de emprego que informava que havia vaga para webwriter. Ela me chamou mais atenção quando tempos depois vi a vaga sendo postada novamente- ela ainda não havia sido preenchida. Aí pensei: num grupo cheio de comunicadores, ninguém ocupou essa vaga ainda, por quê? O que faz mesmo um webwriter? Quem pode desempenhar essa função? Foi aí que comecei a pesquisar sobre isso.
Jakob Nielsen foi o primeiro a dar importância ao estudo da informação para a mídia digital. O conceito de webwriting surge com a publicação em seu site - www.useit.com - em março de 1997, quando percebeu a importância da usabilidade após a aplicação de testes voltados para o comportamento do texto e usuário no ambiente online. Nielsen, por meio destes testes, provou que o usuário exige uma boa formatação de texto para a web e daí a importância enorme em se trabalhar a usabilidade da informação.


Porém, quem verdadeiramente é considerado o guia do webwriting é Crawford Kilian, autor do livro "Writing for the web" (escrita para a web) – 1998. Contudo, os estudos de Kilian são focados no comportamento do texto em ambientes digitais, e não na informação como um todo.

Após o histórico, podemos partir para a prática.

O webwriter é muito mais que um criador de textos para web. Ele deve adequar a informação dentro de um todo: como essa informação se comunicará com o leitor web de uma forma direta e dinâmica e sem perder o profissionalismo; como a informação estará disposta e a melhor forma de apresentá-la, pautando-se em prioridades, destaques, hiperlinks e, se indispensável, ilustrações.

Com foco no perfil do leitor web, analisando especificamente a intenção informativa do texto, conectada ao segmento da empresa e público-alvo, quem trabalha com webwriting deve criar ou adequar textos de forma a melhor apresentar a organização, podendo variar entre uma imagem estável e segura, como uma corretora ou construtora exigem, ou dinâmica e criativa, como esperamos de uma empresa da área de moda ou comunicação.
Uma das páginas mais interessantes que encontrei falando sobre o tema foi este blog. Tem um monte de perguntas e respostas que valem a pena dar uma olhada.
Depois de ver tudo isso, este campo é ou não é uma possibilidade para o profissional de relações públicas?

Por Ivanna Castro




Um comentário:

  1. Ivanna,

    Gostei muito do seu post.
    Sem dúvida é mais um nicho de mercado para o profissional de relações públicas.
    Para começo de conversa: tem que saber escrever e ter a noção de que o discurso é da organização para a qual trabalha.

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