Até bem pouco tempo o acesso
às redes sociais eram proibidos em diversas empresas. Com a inevitável abertura
das companhias às novas formas de comunicação, cabe ao funcionário usar o bom
senso. Se antes elas eram proibidas
no ambiente profissional, as redes sociais são, agora, parte cada vez mais
necessária para o trabalho. Compartilhar informações e conversar com pessoas
que podem estar longe fisicamente são algumas das vantagens da empresa ter uma
rede social corporativa, que pode abranger somente seus funcionários ou
clientes, fornecedores e parceiros.
Esse é um assunto que atinge
milhões de pessoas que trabalham e usam o computador ao mesmo tempo. Como
encontrar o limite? Até onde a empresa pode censurar o acesso?
A internet ajuda nas nossas tarefas ou atrapalha? E mais,
elas contribuem para as relações no ambiente de trabalho ou podem
gerar confusões?
A cada dia que passa, fica
mais comum o uso de redes sociais no dia-a-dia das pessoas. Como o número de
pessoas que acessam a internet vem crescendo diariamente, a tendência é que as
redes sociais se popularizem mais ainda.
De acordo com um estudo
realizado pela IDC Brasil em parceria com a Unisys, o uso das redes sociais
deve crescer entre 10% e 30% em 10 países pesquisados. No Brasil, 15% dos
usuários com perfil no My Space e no Facebook também fazem uso corporativo dos
sites. Nos Estados Unidos esse número cai para 3%.
Já o Twitter é a rede social
que os brasileiros mais acessam para uso pessoal e de trabalho em um mesmo
perfil, com 20%. Na Europa, Estados Unidos e Nova Zelândia apenas 3% usam seu
perfil para as duas situações.
É fato que tais redes ainda
geram polêmica quando o assunto é usá-las ou não durante o trabalho. Há quem
diga que elas atrapalham o rendimento do funcionário que passa boa parte do seu
tempo acessando esses sites e se esquece de suas atividades principais. Por
outro lado, existem os que defendem que as mesmas estimulam o funcionário e é
uma ótima ferramenta de negócios.
Por Ingrid Santos
Ingrid,
ResponderExcluirSugiro que vc. disponibilize os links das fontes de pesquisa.
Tem sempre um leitor que quer aprofundar e saber mais sobre o assunto...
Sem falar que essa é uma vantagem do meio digital: poder inserir hiperlinks, vídeos, fotos, gráficos, ilustrações - múltiplas possibilidades!!!