sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A “GUERRA” ENTRE AS REDES SOCIAIS EM 2012



Em um ano bem movimentado como este de 2012, com certeza as redes sociais foram um dos grandes tópicos entre os mais comentados. Como a popularização da palavra “orkutizar” que já se tornou ruim, talvez brega e eternizando assim o nostálgico Orkut.
Com avanço das tecnologias, das mídias digitais, de noticias, imagens e vídeos instantâneos, logicamente que a concorrência para este público é enorme, assim, tornando essas redes cada vez mais competitivas... Algumas delas se destacaram neste ano polêmico em que se anuncia o fim do mundo, previsto pelo calendário maia.

Vamos começar com as novidades e, falando em novo, para alguns nem tanto, mas o LinkedIN é uma rede de negócios, profissional e social criada em 2003 e em fevereiro de 2012, já tinha mais de 150 milhões de membros,  esta rede ocupa o 36º lugar entre os sites mais visitados do mundo, para alguns internautas, o LinkedIn é ainda uma mídia social desconhecida, até por que boa parte desse público é americano.
Uma febre que já atingiu muitos brasileiros é a nova ferramenta que se tornou pública em abril de 2012, o Instagram. Para continuar a formalidade, o Instagram é um aplicativo móvel que permite tirar fotos, aplicar um filtro para fazer com que pareça incrível e, em seguida, compartilhá-lo no Twitter, Facebook ou e-mail direto do telefone.

 O caso é que neste ano, este aplicativo se tornou moda, desde sua criação em 2010, chamada inicialmente de “Burbn” até 2011 este aplicativo já tinha carregado mais de 150 milhões de fotos. O lançamento de uma versão para Android teve um milhão de downloads em apenas um dia e em 2012 no começo do ano já tinha um marco de 30 milhões de usuários. Sendo assim este aplicativo atua como uma rede, onde se compartilha, comenta e se divulga fotos. Informações recentes dizem que os usuários estão “chateados” com os diretores do Instagram, após uma nova alteração nas politicas de privacidade e nos termos de uso. Resumindo: nestas novas alterações permitiriam a venda das fotos de usuários sem qualquer consulta ou pagamento ao autor. Em comunicado a imprensa, os diretores do Instagram afirmaram que foi apenas “erro de comunicação e que a linguagem estava confusa”.

Finalizando, vamos para a rede que, por enquanto, ainda é uma das mais usadas, alguns duvidam de seu reinado eterno sobre as redes sociais, mas o Facebook ainda é a rede social mais usada no mundo inteiro, após a compra do Instagram por um preço generoso de US $ 1 bilhão, mais de 250 milhões de fotos são carregadas a cada dia. Os usuários ativos mensais já somam quase 850 milhões. 

Em outro de 2012 atingiu a marca de um bilhão de usuários ativos... O Facebook pelo visto tem como meta os bilhões, até por que o seus gastos por dia chegam a 2,7 bilhões.

Com uma disputa acirrada como essa, é realmente difícil saber o que vem para o ano de 2013. Em uma breve previsão, igualando talvez a do fim do mundo, o Google com a sua nova “tentativa”, vem mais uma vez com a “novidade” do Google+ e talvez, quem sabe ela realmente vire febre e cause dores de cabeça aos donos do Facebook. Uma certeza é que essa crescente “disputa” é longa, talvez sem fim e por que não saudável, com tantas novidades, facilidades que no final de tudo, quem usufrui são os usuários. Que venha 2013!




Por Flávio Mouran 

Nenhum comentário:

Postar um comentário