Em um ano bem
movimentado como este de 2012, com certeza as redes sociais foram um dos
grandes tópicos entre os mais comentados. Como a popularização da palavra “orkutizar” que já se tornou ruim, talvez brega e eternizando
assim o nostálgico Orkut.
Com avanço das
tecnologias, das mídias digitais, de noticias, imagens e vídeos instantâneos,
logicamente que a concorrência para este público é enorme, assim, tornando
essas redes cada vez mais competitivas... Algumas delas se destacaram neste ano
polêmico em que se anuncia o fim do mundo, previsto pelo calendário maia.
Vamos
começar com as novidades e, falando em novo, para alguns nem tanto, mas o
LinkedIN é uma rede de negócios, profissional e social criada em 2003 e em
fevereiro de 2012, já tinha mais de 150 milhões de membros, esta rede ocupa o 36º lugar entre os sites
mais visitados do mundo, para alguns internautas, o LinkedIn é ainda uma mídia
social desconhecida, até por que boa parte desse público é americano.
Uma
febre que já atingiu muitos brasileiros é a nova ferramenta que se tornou
pública em abril de 2012, o Instagram. Para continuar a formalidade, o
Instagram é um aplicativo móvel que permite tirar fotos, aplicar um filtro para
fazer com que pareça incrível e, em seguida, compartilhá-lo no Twitter,
Facebook ou e-mail direto do telefone.
Finalizando,
vamos para a rede que, por enquanto, ainda é uma das mais usadas, alguns
duvidam de seu reinado eterno sobre as redes sociais, mas o Facebook ainda é a
rede social mais usada no mundo inteiro, após a compra do Instagram por um
preço generoso de US $ 1 bilhão, mais de 250 milhões de fotos são carregadas a
cada dia. Os usuários ativos mensais já somam quase 850 milhões.
Em
outro de 2012 atingiu a marca de um bilhão de usuários ativos... O Facebook
pelo visto tem como meta os bilhões, até por que o seus gastos por dia chegam a
2,7 bilhões.
Com uma disputa acirrada como essa, é realmente difícil saber o que vem para o ano de 2013. Em uma breve previsão, igualando talvez a do fim do mundo, o Google com a sua nova “tentativa”, vem mais uma vez com a “novidade” do Google+ e talvez, quem sabe ela realmente vire febre e cause dores de cabeça aos donos do Facebook. Uma certeza é que essa crescente “disputa” é longa, talvez sem fim e por que não saudável, com tantas novidades, facilidades que no final de tudo, quem usufrui são os usuários. Que venha 2013!
Por Flávio Mouran
Nenhum comentário:
Postar um comentário