Você tem alguma empresa? Sua empresa já possui algum perfil nas redes sociais? Ou você gerencia algum perfil da empresa que trabalha?
Hoje vamos dar algumas dicas de como se comportar no ambiente virtual. Mesmo que sua empresa não tenha um perfil nas redes sociais os seus clientes, usuários de facebook, twitter, dentre outras redes, falam dela, por isso, hoje o mais aconselhável é que você escolha qual mídia social se adéqua mais ao estilo da sua empresa e de seus clientes. Após esta sensibilização, você tem que ter em mente que o espaço utilizado nas redes sociais não é apenas para divulgação de seus produtos, e sim de construir e consolidar relacionamentos com os seus clientes, caso contrário, você estará dando um tiro no próprio pé, e o seu feedback será negativo.
Depois dessa breve introdução chegamos agora no ponto principal deste post: saber interpretar o que estão falando sobre a sua marca nas mídias e redes sociais é um passo crucial. Contudo, mais importante do que recolher os dados, é saber que dados buscar, como coletá-los e o que fazer com eles. Existem duas formas de descobrir o buzz online da sua marca: através de ferramentas pagas ou por meio de programas gratuitos de monitoramento.
A seguir mostraremos uma lista com 10 ferramentas gratuitas de monitoramento de redes sociais: 01. Social Mention 02. Whos Talkin 03. Kurrently 04. Likester 05. Topsy 06. Tweetreach 07. Trendsmap 08. Tweriod 09. Followerwonk 10. Tweetlevel Você pode analisar o perfil de sua empresa através de dois itens: o buzz ao redor da marca/ concorrência e do mercado (cenário externo ou “earned media”) e as interações diretas com os canais oficiais da marca/ concorrente (cenário interno ou “owned media”). Ressaltamos que esta análise nunca deve ser pautada apenas nos resultados quantitativos, ou seja, apenas em números e gráficos.
O quantitativo deve ser complementado e enriquecido pela análise qualitativa, que ajuda a entender o contexto, os motivos e as razões para aquele resultado mostrado. Também é importante sempre ter um acompanhamento histórico de todos os pontos de análise, para que se observe a evolução e o desempenho ao longo do tempo. Resumindo: Estratégias de comunicação > Monitoramento > Análise dos resultados Para saber mais acesse: http://blogmidia8.com/ http://comdig.info/ http://www.scup.com/pt/blog/