A grande aposta no
mundo virtual atualmente são os sites de compras coletivas, que surgiram nos
estados Unidos, numa época de crise financeira, para alavancar o movimento de
estabelecimentos comerciais. Os descontos mostraram-se positivos para quem compra
e também para quem vende. As maiorias das grandes lojas do comércio possuem, além
do estabelecimento físico, lojas virtuais que permitem às pessoas comprar todo
tipo de produto sem sair de casa. Supermercados, drogarias, livrarias, lojas de
roupa. O comércio online já atingiu praticamente todos os ramos do mercado. Os
clientes são atraídos pelos baixos preços e pela facilidade de compra, porém
algumas vezes terminam por adquirir, na verdade, uma tremenda dor de cabeça.
Esse investimento exige cuidado com
a imagem e com o serviço, como atender, por exemplo, um restaurante lotado por
dias, e não espantar aquele consumidor que está habituado com o seu espaço, com
um serviço mais individualizado. O despreparo do estabelecimento, de seus
colaboradores, para atender a demanda pode prejudicar a ação. Nem todo mundo
está preparado para esperar tanto tempo para ter o que foi pago ou, então, para
ficar em fila, etc. Muitos clientes já se deparam com estabelecimento que não estavam preparados para a demanda, e acabaram pecando na qualidade do serviço. O serviço, então, é ruim e não gera uma experiência positiva com a marca, muito pelo contrário. O número de reclamações contra sites de compras coletivas aumentou mais de 400% no primeiro semestre de 2012 em comparação ao mesmo período do ano passado, resultando na aplicação de R$ 250 mil em multas, segundo dados divulgados pelo Procon em setembro.
Enxergando
os sites de compras coletivas como um meio de divulgação da marca, as empresas
cada vez mais fazem parceria com tais. Uma estratégia mercadológica que antes
de executada, deve ser bem discutida e planejada. Diante deste cenário, o
profissional de Relações Públicas está ganhando cada vez mais visibilidade por
ser o principal responsável pelo relacionamento entre as empresas e seus
públicos. Erros e falhas podem causar o efeito reverso, afastando possíveis
novos consumidores e ainda ter sua imagem retratada negativamente, visto que os
consumidores, hoje em dia, são interativos, ele deixa de ser receptor para ser
também produtor, estão cada vez mais ligados nos seus direitos. É necessário
ficar atento as tendências de mercado e encontrar em nos pequenos detalhes,
grandes oportunidades de crescimento profissional.
Por Denise Araújo
Olá tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiramente queria te parabenizar pelo seu blog, eu adoro, acho de ótima qualidade os seus textos e interessantíssimos!
Parabéns mesmo, sei o quanto é difícil conseguir manter um blog.
Acho que já deu pra perceber que já faz algum tempo em que estou acompanhando o seu blog!
E gostaria de saber se você tem interesse em ler um texto que eu tenho aqui, para poder publicar ele em seu site.
Obrigado pela atenção.
Abraço.
Gustavo,
ExcluirComo dissemos na nossa apresentação , é um blog desenvolvido por alunos da Disciplina "Comunicação Digital e seus usos institucionais" do curso de Comunicação Social - habilitação Relações Públicas - da Universidade Federal do Maranhão, sob a supervisão/ orientação da professora da disciplina.
Mas vc. pode mandar seu texto para o e-mail gisasousa90@yahoo.com.br.
Afinal, o conhecimento deve ser construído de forma colaborativa e compartilhado!
Abraço e, em nome dos alunos da disciplina, obrigada pelos elogios!