quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O QUE DIZEM SOBRE A “DEEP WEB”, O LADO SECRETO DA INTERNET...

É quase impossível não nos lembrarmos de uma das cenas mais marcantes do cinema, a cena em que o navio Titanic colidiu com um iceberg. Agora focalize somente no Iceberg, focalizou? Pois bem, faremos agora uma breve comparação. O nosso campo de visão permite apenas visualizar a parte superior do iceberg, pois a maior parte, a inferior, permanece submersa na água. A parte do iceberg que emerge a superfície equivale à internet que todos conhecem, no qual acessamos as redes sociais, assistimos vídeos pelo you tube, jogamos, pesquisamos pelo Google, Yahoo e outros buscadores, está parte é conhecida como Surface Web (internet visível). Enquanto isso, a parte inferior do iceberg, que por sinal é a maior parte, equivale a Deep Web (internet invisível). Nesta parte da internet encontramos vários conteúdos que não pode ser indexado pelos sites de busca e, dessa forma, não está disponível diretamente para quem navega na internet. Estima-se que o tamanho da Surface Web equivale a 25% de toda a internet, enquanto a Internet invisível possua o tamanho de 75%. Segundo a empresa BrigthPlanet, o conteúdo que a internet invisível disponibiliza pode ser até 500 vezes maior que os buscadores normais são capazes de lhe mostrar. 

A Deep Web é a internet escondida, aquela que você não vê facilmente, também conhecida por vários nomes, como internet invisível, web profunda ou mesmo web oculta. Ela é constituída por páginas com todo tipo de conteúdo, são bilhões de sites não indexados pelos buscadores, ou seja, apenas o seu navegador de internet não é suficiente para ver esses sites. Na Deep Web é possível encontrar desde fóruns de jogos, blogs e até sites extremamente perigosos e desagradáveis. Os links da Deep Web geralmente são constituídos de letras e números, e não abrem em navegadores comuns. Segundo o site superdowloads.com.br os links para sites da web invisível são parecidos com estes: http://kpvz7ki2v5agwt35.onion (The Hidden Wiki - Contém toneladas de informações sobre o site Tor); http://jhiwjjlqpyawmpjx.onio (Tormail, gratuito para envio de mensagens anônimas); http://xmh57jrzrnw6insl.onion (Motor de busca para sites Deep Web) e outros. Há muitas controvérsias envolvendo os termos Deep Web e Dark Web. Alguns dizem que a Dark Web seria a parte mais "escura" da Deep Web, ou seja, está contem aquela. Já outros afirmam que Deep Web e Dark Web são sinônimos. 

Nesta parte “escura” da internet encontramos de tudo, desde Tráfico de drogas, compra e venda de produtos roubados, fotos altamente proibidas, fóruns de assassinatos, pedofilia, canibalismo e outras coisas macabras. Um dos aplicativos mais utilizados, para quem quer acessar a internet invisível é o Tor. Este aplicativo oferece uma plataforma, chamada de Onion, na qual os desenvolvedores podem construir novos aplicativos baseados no anonimato, segurança e privacidade. O anonimato oferecido pelo Tor é um prato cheio pra quem quer acessar a Deep Web. No blog “Maurelio Melo” ele descreve sua experiência com a Deep Web, “a cada link que eu entrava eu ia mais profundo na Deep Web, só que quanto mais fundo eu ia , mais coisas escabrosas eu via , alem de o tempo todo sentir uma sensação estranha vinda do monitor do meu PC. Era uma sensação ruim, uma energia negativa muito pesada e a impressão que eu tive é que eu estava entrando no inferno através do PC.” Já no “blogando com facilidade”, Mauro Morenno descreve sua experiência com o Deep Web, desmistifica todos os contos mirabolantes relacionado com o tema, todavia ele ressalta a importância de tomar precauções para navegar em segurança na mesma. “Na Deep Web podemos encontrar o pior que a mente humana já produziu, é verdade, mas também há conteúdo inocente e legal, desde fóruns de jogos, a pequenos grupos de amigos que estão fartos do Facebook e preferem guardar suas conversas a sete chaves.” Afirma Antonio Faneca, do Blogando com facilidade. São varias as versões das pessoas que experimentaram a Deep Web, o fato é que todos concordaram com uma coisa, é necessário navegar prevenido, o risco de infectar seu computador com algum vírus é muito grande. Se você está a fim de conhecer o mundo invisível da internet, esteja ligado nas dicas dos blogs, e principalmente, nas dicas de segurança. Fica a dica! 

Por Dianna Sanny