Com a Web 2.0, as organizações estão cada vez mais inseridas no ambiente virtual por meio das redes sociais virtuais por justamente o seu público de interesse estar mais presente neste meio, como forma de melhor atingi-los com suas mensagens e estratégias de comunicação e negócio.
Mas, mesmo sendo no ambiente online, o profissional de Relações Públicas não pode esquecer de que é extremamente importante saber o que o público de determinada marca, presente nas redes sociais, está falando, como a percebe neste meio.
“O monitoramento nada mais é do que aplicar metodologias diversas para acompanhar e compreender o que falam de determinada marca, seja no ambiente off-line, seja no mundo virtual”. (SILVA, Tarcísio. p. 14 in Para entender o Monitoramento de Mídias Sociais)
“Mensuração é um redução quantitativamente expressa de incerteza, baseada em uma ou mais observações” – Douglas Hubbard.
Hoje, Fazer o monitoramento é parte essencial para um bom planejamento de comunicação para a comunicação digital.
São inúmeros dados levantados, como quantitativos e qualitativos, o que significam dados navegacionais, de alcance, demográficos, opinativo e relacional por exemplo. E não são somente estatísticos e TIs que podem fazê-la como se fosse um bicho de sete cabeças.
Para fazer a análise do material coletado, existem bons softwares de monitoria que mapeiam e organizadas de maneira adequada todo o material para servir como base de insights, reposicionamentos, novos e promissores horizontes.
De acordo com Tarcísio Silva, os softwares plenos possibilitam ir além da coleta e armazenamento dos dados, agregando em uma única plataforma as diversas etapas do monitoramento.
Hoje, existem diversas plataformas de monitoramento de mídia social, como Seeker, LiveBuzz, Social Bakers, CrowdBooster, CrazzyEgg, Social Media Monitor, Scup, Google Analytics dentre outros.
Para meio de conversa, falemos do sistema de monitoramento Scup, que ajuda em grande parte do dia-a-dia de operações em mídias sociais, que ainda vem crescendo e se desenvolvendo no mesmo sentido.
O sistema coleta menções de usuários sobre a organização nas redes sociais, não apenas onde ela está, como no mural da fanpage no Facebook, ou mencionando diretamente a mesma no Twitter. Com um cadastro de palavras-chave estrategicamente escolhidas, os dados podem ser também levantados em busca geral nas redes sociais (até todas se for o caso a necessidade e estratégia da empresa) e busca em blogs e outras citações em sites.
Após a coleta, é possível classificar os itens como positivos, neutros e negativos e tagueá-los. O Scup permite também gerar gráficos de todos os dados para a construção de relatórios.
Fazer o monitoramento nesta ou em outra plataforma nada mais é do que aplicar metodologias diversas para acompanhar e compreender o que é falado no mundo virtual, assim como fazemos pesquisas de opinião no ambiente off-line.
Fonte: Slideshare.net/CarolinaTerra
Por Carla Azevedo