terça-feira, 30 de agosto de 2011

“O SABER USAR DAS MÍDIAS SOCIAIS”

As mídias sociais atualmente são utilizadas por cerca de 312 milhões de pessoas, porém dados mostram que 90% da produção de mídias sociais são apenas vistas,a interação está presente em somente 9% dos casos, e 1% dos usuários realmente produzem informações. Mas que informações eles estão produzindo?

 

Em junho deste ano, ao participar do Intercom Nordeste, em Maceió – AL, de uma oficina cujo tema era: “Perspectivas e desafios da comunicação em tempos de mídias sociais”, pude analisar o uso destas mídias, e a influência que estas podem vir a exercer.

Por agora, vou usar dois perfis do Twitter para ponderar os diferentes propósitos para qual esta mídia pode ser utilizada. Desses,um é bastante conhecido por acadêmicos, em especial, os da UFMA e o outro, mais voltadopara profissionais de comunicação, são eles: @ajudeumreporter e@ufmadepressão, respectivamente.

O primeiro perfil foi criado, como o próprio nome sugere, para facilitar a vida dos repórteres. Você enquanto repórter manda um e-mail para o @ajudeumreporter solicitando ajuda para a realização de entrevistas ou a simples busca de informações. Os pedidos vão desde instituições relacionadas a um determinado tema até pessoas vivendo alguma situação específica. Essas informações são sempre “twitadas” com uma hastagreferente ao estado em que a informação se faz necessária e o contato daquele que precisa da informação.

Ao visitar o perfil, percebi que a rede de produtores de informação é bem extensa, ou seja, o propósito para qual a conta foi criada foi alcançado.

O segundo foi criado com a ideia inicial de retratar e satirizar a vida acadêmica nossa de cada dia na Universidade Federal do Maranhão. Não há como negar que este objetivo foi concretizado, muitos de nós, estudantes, já rimos e contribuímos para as suas postagens. Entretanto, ao buscar outra perspectiva de análise deste pefil, há de se perceber que a partir do momento em que falamos mal da instituição da qual fazemos parte estaríamos também, por conseguinte, desvalorizando a nós mesmos enquanto acadêmicos e futuros profissionais!

E é com este pensamento, que posso afirmar o quão tênue é o limite entre o bom e o mau uso das mídias sociais. Gerir, não é uma tarefa fácil, requer muito cuidado, constante adaptação às novas tecnologias e principalmente observação e conhecimento a cerca da sociedade em que vivemos.

Por Ana Carolina Amarante Garcês – carolinamarante.rp@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário