O prosumer é o resultado da contração de dois outros termos; “Producer” (produtor) com “Consumer” (consumidor) (produzir e consumir) termo que só pode ser pensado em um contexto de um período tecnológico nunca antes disponível. O tempo que separa a criação da internet e o desenvolvimento da Web 2.0 proporcionalmente é muito pequeno se considerado os avanços alcançados. O que antes se pensava ser o marco final dos meios de comunicação tradicionais se mostrou uma nova forma de se pensar e fazer comunicação agregando vários formatos em um só – convergência digital – que vai além de um amontoado de vários meios e passa a ser um espaço para a produção de inteligência coletiva e a tal convergência passa a acontecer não nos meios somente, mas em cada consumidor que também produz informação.
Os mecanismos e estratégias mercadológicas antes pensadas para um consumidor passivo sem voz é são pensadas agora para um receptor extremamente ativo e o que era antes estratégia para vender, vender e vender se transforma em estratégias que levem seu consumidor (público) à interação, uma comunicação mediada pelo computador com novas características e novas exigências já que o consumidor (público) esta envolto em uma rede com aspectos virais onde informações se propagam com uma rapidez nunca, vista o que pode gerar mídia positiva espontânea para sua organização como também significar graves problemas, tanto no que se refere à propagação de informações negativas quanto por um equivoco ao pensar o que seria essa nova perspectiva de interação.
O consumidor busca ser visto não como um todo compactado e sim como um individuo com necessidades específicas que não vão ser respondidas por um padrão pré-estabelecido em seu site para alguns tipos de perguntas por exemplo. Dessa forma a comunicação deve ser pensada não mais de um para todos, mas de todos para todos o que caracteriza os prosumers.
Link para mais informações: http://goo.gl/QfK8M
Por Glenia Fernandes
Link para mais informações: http://goo.gl/QfK8M
Por Glenia Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário