terça-feira, 6 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SOCIAL MEDIA

Não é surpresa que as empresas e organizações estejam atentas ao dinâmico mundo das redes sociais como uma nova forma de se comunicar com seus públicos. Porém, muitas delas por estarem “empolgadas” com esse novo ambiente não percebem que entrar no meio digital pode ser o contrário do que elas estavam pensando.

Redes Sociais pressupõe interatividade, dinâmica. Criar uma rede de sua organização e não ter essas palavras em vista pode dar a impressão para o público que a empresa não possui interesse em manter a proximidade com os interlocutores, podendo afetar até a imagem organizacional.

E é por isso que o profissional de Social Media, ou para um português nada ao pé da letra, o Analista de Mídias Sociais, se torna importante para uma empresa! Apesar de ser uma atividade nova, é necessário para esse profissional saber planejar, ter em mãos estratégias para interagir e conhecer mais a fundo o público com que está lidando.

O Social Media é aquele que monitora fóruns, discussões, comunidades em redes sociais como o Facebook, Twitter, Orkut e entre outros para ter conhecimento do que o público relata daquela determinada organização, empresa ou qualquer outro tipo de empreendimento. É ele que mantém contato direto com as pessoas por essas redes para observar o que está sendo dito e depois, oferecer diretrizes para àquela empresa em como se comunicar com seu público, a estratégia para se ter uma comunicação mais eficiente. Além de ser uma forma de divulgar os serviços e promoções da empresa junto aos líderes de opinião.

A pergunta que fica é “qual o profissional adequado para essa função?”. O campo da Comunicação e suas várias subáreas, em determinado ponto se encontram e por vezes fica confuso afirmar qual habilitação é mais apropriada a ser um Social Media. Mas, analisemos a área de Relações Públicas.

Ao fazer partede meios digitais, é necessário que ao partir pra essa “nova” ferramenta da comunicação, se realize um planejamento, determine o objetivo, como avaliar e mensurar e quais estratégias serão utilizadas, Relações Públicas possui um foco nisso. Além disso, lidar com os públicos procurando conhecê-los e manter relacionamentos é uma questão que todo Relações Públicas deve pôr em prática. Por isso, a função do Social Media se torna mais simples ao RP que se interessar por essa atividade, já que as duas trabalham com objetivos muito próximos.




Por Samira dos Santos Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário