A revista Veja de 22 de junho de 2011 publicou a reportagem “Novas profissões” com um box das 20 carreiras em alta. A primeira profissão citada foi Analista de redes Sociais, a carreira menina dos olhos para os aficionados em internet. Porém, uma informação chamou muita atenção, o salário. Confira na imagem abaixo.
Cinco mil reais de salário? Sim! A Veja informou que o salário inicial de um analista de redes sociais é 5 mil reais por mês. Os olhos de muitas pessoas brilharam, afinaltrabalhar no Twitter e Facebook com um salário desses é um sonho!!
Eu, como analista de redes sociais, passei a fazer indagações sobre essa informação. Busquei no Catho, classificados de currículos online, vagas para essa função. A maior oferta de vagas para essa função está em São Paulo, capital, onde os salários começam em 700 reais e vão até 5 mil reais. Na região Nordeste não há nenhuma vaga.
Podemos ver que um dos principais fatores é a localização geográfica, pois o serviço é contratado em maior volume nas regiões Sul e Sudeste. Outro fator a ser considerado é o porte da agência contratante e o tempo no mercado. No mercado maranhense, os empresários começaram a visualizar o uso institucional das redes sociais.
Em compensação, a revista Veja beneficiou nossa área quanto à qualificação necessária destacando os profissionais da comunicação. Nesse período de inclusão digital é importante destacar que existe a necessidade de um profissional com formação adequada para desenvolver ações eficazes aos clientes.
Para entendermos melhor o plano de carreira e os salários, a função de analista de redes sociais foi dividida em três níveis:
- Analista Junior: quando o profissional tem de 0 a 6 meses na função. É o primeiro nível alcançado após o estágio. O analista não toma decisões sozinho sobre as ações, se reporta aos demais analistas e à gerência, cumpre tarefas básicas supervisionadas. Salário médio: R$1.200,00.
- Analista Pleno: de 7 meses a 1 ano na função. Capaz de tomar algumas decisões sobre a campanha e auxiliar a delegação e treinamento dos estagiários do setor. Participa de reuniões e apresentações junto aos clientes, já tem vivência anterior com as ações envolvendo plataformas sociais e gestão de perfis. Salário médio: 2.000,00
- Analista Sênior: a partir de 1 ano na função. Recebe os briefings do setor, organiza e delega tarefas junto à equipe, cria estratégias de mídias sociais e acompanha os resultados da gestão de perfis, assim como, a criação de relatórios e reports periódicos que mostrem aos clientes os resultados alcançados durante as ações. Salário médio: 3.000,00.
Após alguns esclarecimentos, podemos refletir... 5 mil reais para o analista de redes sociais, é isso mesmo produção?
Obs: A revista Veja não se pronunciou sobre a publicação, mesmo com diversas manifestações nas redes sociais.
Thais Lima
thaislimarp@gmail.com
@thatzlima
Nenhum comentário:
Postar um comentário