terça-feira, 6 de setembro de 2011

REDES SOCIAIS, O NOVO SAC

A internet se tornou um meio de vida. A cada dia, mais usuários criam perfis para interagir com pessoas em diversos locais. As redes sociais são relações mediadas por computadores.

E ao entrar nesse universo, além de compartilhar idéias, têm-se acesso a diversas experiências pessoais que poderá contribuir para você. A informação é mais dinâmica e os relacionamentos se acentuam.


Diversas marcas e empresas estão usando as redes sociais como um meio de conquistar e fidelizar públicos de interesse. Essa estratégia tem tido sucesso, pois se fundamenta em construir uma comunidade que discute e visa os mesmos objetivos. No entanto, a empresa precisa saber que se ela não estiver oficialmente presente em qualquer rede social que seja, alguém irá colocá-la. O caso da Brastemp serviu para que muitas empresas criassem estratégias para prevenir ou solucionar problemas de imagem negativa.


Algumas empresas veem as redes sociais como forma de divulgação, quando elas são uma ferramenta de relacionamento. As pessoas querem se relacionar e, isso só é possível através da conversa, do diálogo que ela se propõe a ter com o público. Logo, ela deve está preparada para ser alvo de reclamação, dúvida ou sugestão.


Clientes insatisfeitos que tiverem muitos contatos podem se tornar o pesadelo das empresas. Basta navegar em um site de defesa do consumidor, para ver como um cliente pode influenciar outros.


O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), é um serviço obrigatório às empresas. É um canal de relacionamento no qual a empresa recebe o feedback do consumidor e tem a oportunidade de saber onde e como pode melhorar seus produtos/serviços, como também, medir o grau de satisfação de seus clientes. Mas ligar para o famoso 0800 tornou-se motivo de irritação para grande parte do público de interesse, que geralmente espera horas no telefone para ser atendido. O SAC via telefone foi sendo gradativamente substituído pelo email, e na falta de eficácia no atendimento, o público viu nas redes sociais uma alternativa para isso.


As redes sociais proporcionam uma exposição muito grande, principalmente quando negativa. Nenhuma empresa quer que sua imagem seja manchada por críticas e reclamações, então o que deve ser feito é acatá-las e respondê-las.“As pessoas até podem estabelecer contato pelas formas tradicionais, mas as redes sociais são as formas mais eficazes de reclamação”, diz Alexandre Diogo, presidente do IBRC (Instituto Ibero-brasileiro de relacionamento com o cliente). As empresas devem monitorar tudo que é dito sobre elas, ser transparente e adotar estratégias para reverter ou prevenir situações ruins. 


Por Tarcila Macieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário