quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

AGREGADORES DE CONTEÚDO DIGITAL


O crescimento dos sites de compartilhamento de conteúdo acadêmico

Inicialmente os agregadores de conteúdo surgiram como blogs e outras plataformas com a finalidade de agregar links de outros blogs e sites de noticias. Nestes sites o leitor poderia encontrar, direcionado por esse blog de conteúdos relevantes a ele, novos sites dos mais diversos conteúdos. Para se ter uma noção da capacidade dos agregadores de conteúdo, em um único blog podemos achar mais de 150 links de novos blogs. Ou seja, é uma das melhores formas de viralizar um conteúdo.


Sendo a internet um campo extenso de conteúdo onde muitas vezes nos perdemos no meio de uma simples pesquisa, os sites agregadores de conteúdo são uma forma de direcionamento para uma busca mais eficaz. Agregadores de conteúdo podem ser de um tema especifico, facilitando sua busca, ou podem ser de conteúdos diversos, mais focados na divulgação dos links em si. 
Geralmente o redirecionamento dos links leva a sites já conhecidos e a autores relevantes já que o sistema de busca do Google da preferência a páginas com maior número de acessos e histórico favorável em termos de segurança. Apesar disso, é comum cair em armadilhas de links com malwares e outros tipos de vírus, então é necessário uma atenção especial a esses links e também à qualidade do conteúdo disponibilizado por eles, afinal de contas, não se tem uma moderação sobre o conteúdo que é publicado nesses sites. 
Os canais como o diHITT tentam atenuar essa situação ao disponibilizar aos usuários uma comunidade virtual própria para que haja a troca de informação e recomendações pelos leitores. Nele Os mesmos votam nos textos que gostam, determinando qual notícia vai se destacar mais. O diHITT também é uma plataforma completa para você divulgar seus textos e compartilhar coisas interessantes. Você pode enviar notícias de qualquer site, mesmo que você não seja o autor. Isso inclui os sites dos jornais, revistas e portais que você está acostumado a ler. O diHITT também possui ferramentas para que você possa publicar um texto, sem precisar ter um site.
A informação técnico-científica é essencial para o desenvolvimento econômico e social, especialmente para apoiar os processos de formulação e aplicação de políticas públicas ou para apoiar o desenvolvimento e a prática profissional. Para quem busca alternativas de pesquisa estritamente acadêmico com melhor reputação e garantia de bom conteúdo, temos sites como o SciELO (Scientific Electronic Library Online). O SciELO, resultado de uma parceria entre FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, instituições nacionais e internacionais relacionadas com a comunicação científica e editores científicos, é um é um portal de revistas brasileiras  e internacionais que organiza e publica textos completos de revistas cientificas na Internet, produz e divulga indicadores do uso e impacto desses periódicos. Os artigos publicados seguem um modelo de normatização elaborado pelo próprio site que permite uma melhor organização de dados bibliográficos, facilitando a busca de textos por seu conteúdo e a produção de indicadores específicos sobre as estatísticas de uso e impacto desses periódicos.
Além deles, podemos apontar como sites relevantes e seguros para a pesquisa acadêmica, que apesar de não seguirem os mesmos padrões do Scielo contem conteúdo relevante e de fontes seguras:

·         Sweet Search (www.sweetsearch.com)
·         HighBeam (www.highbeam.com)
·         Google Acadêmico (scholar.google.com.br)

·         Passei Direto (www.passeidireto.com)

Por Daniel Augusto da Silva Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário