Comunicação
imediata, praticidade, privacidade e ausência de anúncios são alguns dos
motivos apontados por usuários que deixaram de lado as redes sociais para
utilizarem aplicativos de mensagens para smartphones.
O
aplicativoWhatsApp, disponível para
iPhone e dispositivos Android, BlackBerry, Nokia e Windows Phone, atualmente
conta com 400 milhões de usuários mensais ativos e, segundo um estudo da BI
Intelligence, o aplicativo está aumentando a distância frente aos rivais e
assumindo de vez a liderança, seguido do chinês WeChat (297 milhões de usuários) e o japonês LINE (186 milhões de
usuários).
O WhatsApp permite a troca de mensagens
pelo celular e envio de vídeos, imagens e áudio sem custo por mensagens, pois
utiliza dados da internet. Também é possível criar grupos de usuários e, um dos
aspectos mais práticos, o aplicativo sincroniza os contatos da agenda do
celular automaticamente, não sendo necessário adicioná-los.
Diferente
do que ocorre nas redes sociais, onde a lista de contatos é composta geralmente
por pessoas que não se conhecem ou pouco se comunicam, no WhatsApp os usuários são próximos, pois o aplicativo exige um
número de celular para o cadastro. As mensagens chegam rapidamente, com avisos
sonoros, basta estar conectado à internet.
Como o celular está sempre conosco, é mais fácil se comunicar com uma pessoa
pelo WhatsApp
do que esperar respostas por meio de redes sociais, que requerem um login, embora o Facebook também possua seu próprio aplicativo de mensagens, o Facebook Messenger, mas que possui um
número menor de instalações em smartphones.
Além
de conectar amigos, o WhatsApp está
sendo muito utilizado como ferramenta de trabalho, para comunicação entre
funcionários, fornecedores e até mesmo clientes, por meio de grupos. A
gratuidade ou baixo preço (cobrado anualmente) são vantagens do aplicativo em
relação às ligações telefônicas e mensagens de texto (SMS). A disponibilidade
do usuário torna o WhatsApp mais
eficiente que o e-mail. O registrodo horário do último acesso permite saber se
a mensagem enviada já foi lida. Porém, esse aspecto é considerado negativo para
muitos usuários, pois não responder imediatamente, passa a impressão de que se
está ignorando o remetente, o que gera certo desconforto.
Segundo
o diretor executivo do WhatsApp, Jan Koum, o objetivo do aplicativo é fazer “as
pessoas terem conversas” e não ganhar dinheiro com propagandas. Ainda assim, o
crescente número de usuários e o poder de compartilhamento de imagens, vídeos e
áudio não podem ser desconsiderados.
Criar
estratégias para essa plataforma pode trazer bons resultados para as
organizações. O viral espontâneo que ocorre no WhatsApp pode ser um bom meio de
propagar campanhas e promover marcas e algumas empresas já tiveram esse tipo de
experiência. Acesse o link http://ecode.messa.com.br/2013/11/acoes-de-publicidade-no-whatsapp.html para conhecer esses casos e
descobrir algumas possibilidades de uso do aplicativo para esse fim.
Para conhecer outros aplicativos de mensagens, acesse o site Olhar Digital.
Por Kessianne Moreira
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