segunda-feira, 21 de abril de 2014

WHATSAPP: CHEGOU A VEZ DOS APLICATIVOS DE MENSAGENS

Comunicação imediata, praticidade, privacidade e ausência de anúncios são alguns dos motivos apontados por usuários que deixaram de lado as redes sociais para utilizarem aplicativos de mensagens para smartphones.
O aplicativoWhatsApp, disponível para iPhone e dispositivos Android, BlackBerry, Nokia e Windows Phone, atualmente conta com 400 milhões de usuários mensais ativos e, segundo um estudo da BI Intelligence, o aplicativo está aumentando a distância frente aos rivais e assumindo de vez a liderança, seguido do chinês WeChat (297 milhões de usuários) e o japonês LINE (186 milhões de usuários).
O WhatsApp permite a troca de mensagens pelo celular e envio de vídeos, imagens e áudio sem custo por mensagens, pois utiliza dados da internet. Também é possível criar grupos de usuários e, um dos aspectos mais práticos, o aplicativo sincroniza os contatos da agenda do celular automaticamente, não sendo necessário adicioná-los.
Diferente do que ocorre nas redes sociais, onde a lista de contatos é composta geralmente por pessoas que não se conhecem ou pouco se comunicam, no WhatsApp os usuários são próximos, pois o aplicativo exige um número de celular para o cadastro. As mensagens chegam rapidamente, com avisos sonoros, basta estar conectado à internet. Como o celular está sempre conosco, é mais fácil se comunicar com uma pessoa pelo  WhatsApp do que esperar respostas por meio de redes sociais, que requerem um login, embora o Facebook também possua seu próprio aplicativo de mensagens, o Facebook Messenger, mas que possui um número menor de instalações em smartphones.



Além de conectar amigos, o WhatsApp está sendo muito utilizado como ferramenta de trabalho, para comunicação entre funcionários, fornecedores e até mesmo clientes, por meio de grupos. A gratuidade ou baixo preço (cobrado anualmente) são vantagens do aplicativo em relação às ligações telefônicas e mensagens de texto (SMS). A disponibilidade do usuário torna o WhatsApp mais eficiente que o e-mail. O registrodo horário do último acesso permite saber se a mensagem enviada já foi lida. Porém, esse aspecto é considerado negativo para muitos usuários, pois não responder imediatamente, passa a impressão de que se está ignorando o remetente, o que gera certo desconforto.
Segundo o diretor executivo do WhatsApp, Jan Koum, o objetivo do aplicativo é fazer “as pessoas terem conversas” e não ganhar dinheiro com propagandas. Ainda assim, o crescente número de usuários e o poder de compartilhamento de imagens, vídeos e áudio não podem ser desconsiderados.
Criar estratégias para essa plataforma pode trazer bons resultados para as organizações. O viral espontâneo que ocorre no WhatsApp pode ser um bom meio de propagar campanhas e promover marcas e algumas empresas já tiveram esse tipo de experiência. Acesse o link http://ecode.messa.com.br/2013/11/acoes-de-publicidade-no-whatsapp.html para conhecer esses casos e descobrir algumas possibilidades de uso do aplicativo para esse fim. 

Para conhecer outros aplicativos de mensagens, acesse o site Olhar Digital 


Por Kessianne Moreira

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