segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A MEMÓRIA ORGANIZACIONAL NA PLATAFORMA DIGITAL



As organizações ocupam um espaço significativo na atualidade, influenciando e interferindo em vários aspectos da vida dos indivíduos. Elas desenvolvem suas atividades em um ambiente complexo, permeado por ações e interações contínuas que produzem novas ações e reações. 

A memória organizacional é um elemento chave que permite que as organizações aprendam dos erros e acertos do passado e pode ser entendida como a habilidade das organizações para salvar, reter e fazer uso de informações do passado nas atividades atuais. Mas fazer uso desse tipo de informação é uma atividade complexa, pois a mesma se encontra dispersa dentro da organização em diversos lugares. 

Com o surgimento dos computadores e da rede, possibilitou-se a criação de informação em formato digital em que as tecnologias de armazenamento foram evolucionando conseguindo viabilizar dispositivos de armazenamento cada vez maiores. O aumento nesta capacidade de armazenamento possibilitou a disseminação da informação digital de diversos tipos; geralmente estas informações são armazenadas em diversas plataformas como blogs, intranets, extranets, banco de dados, correios eletrônicos, foros, etc e em diversos formatos (HTML, GIF, PDF, etc.) e escritas usando diferentes estilos (linguagem formal, linguagem informal). Esta heterogeneidade faz que a procura por informações e conhecimentos relevantes para a execução de tarefas seja complexa. 


Os sistemas de informação da memória organizacional devem preocupar-se por integrar toda esta informação e disponibilizar ferramentas que permitam facilitar os processos de recuperação de conhecimento fazendo seu monitoramento institucional de forma criativa a fim de gerar uma ação positiva na organização; sendo assim, o profissional de relações públicas está inserido nessa estratégia, onde as organizações começam a perceber a importância da construção da memória institucional como forma estratégica de relacionamento entre organização e públicos interno e externo, transformando a história da empresa em uma base para se construir uma cultura organizacional objetiva e clara ao seu stakeholders, além de tornar fator imprescindível para o processo de humanização dentro da organização.

Por Taylinne Talita Reis


Um comentário:

  1. Talita,

    Tema interessante e bem atual.
    Vou postar o link do artigo de Ana Paula Dias Aguiar, minha ex-orientanda, que foi publicado na Revista Cambiassu e trata de Museu Virtual.
    http://www.cambiassu.ufma.br/cambi_2011_2/dias.pdf

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