terça-feira, 18 de dezembro de 2012

REDES SOCIAIS: POR QUE FICOU MAIS FÁCIL O RELACIONAMENTO ONLINE COM O PÚBLICO CONSUMIDOR?

A popularidade das mídias sociais é o reflexo de um novo tipo de relacionamento online, e vem ganhando força a cada pesquisa feita sobre o assunto a partir do surgimento de novas mídias ou de novidades incorporadas às que já existem, tornando-as tendência característica da era digital. No Brasil, segundo dados divulgados pelo Facebook, há mais de 45 milhões de usuários ativos. Desse total, 51% visitam a rede todos os dias. Logo, empresas preocupadas em conhecer o seu público, saber onde está e do que gosta ou não gosta, encontram nas redes sociais o ambiente propicio para iniciar um relacionamento mais estreito com os seus clientes e fornecedores. “O contato nas mídias sociais costuma ser menos íntimo que o email, mas tem a vantagem de ser mais facilmente espalhado. Além disso, a barreira de entrada é menor: aceitamos ver tweets, por exemplo, de centenas de pessoas. No entanto, não gostamos de receber emails na mesma proporção”, de acordo com o blog: resultado digital. Se o público passa boa parte do seu tempo nas redes sociais, as empresas devem ter presença ativa nas mesmas e realizarem um plano estratégico em que haja o máximo de interatividade possível com os seus alvos. As empresas precisam estabelecer porta-vozes para sua marca, que se preocupam em conversar com
o mercado e extrair dele valor para seus negócios criando fóruns de discussão,enquetes,etc.

As empresas precisam, enfim, “humanizar-se” por meio das mídias sociais. Além, do diálogo aberto entre a empresa e os usuários da rede, é importante o marketing de conteúdo, ou seja, a organização deve começar a produzir os seus próprios conteúdos, ainda que sujeito a cometer erros e receber críticas. Serão materiais autênticos que se obtiverem sucesso (ou não), podem ser compartilhados pelos milhões de usuários das mídias digitais e serão responsáveis por parte da reputação da mesma.Vale lembrar que o mundo das mídias digitais é marcado pelo fluxo dinâmico de compartilhamentos ,compartilhar é lei para o novo tipo de consumidor social.As pessoas estão sempre conectadas ,e a informação e as opiniões tornam-se coletivas facilmente.A reputação passa a ser definida pelas ações das pessoas e por outros influenciadores online. Mais de um bilhão de pessoas curtem e comentam, em média, 3,2 bilhões de vezes todos os dias. Quando você possui uma presença forte no Facebook, sua empresa faz parte dessas conversas e tem acesso ao mais poderoso tipo de marketing boca a boca — recomendações entre amigos. O próprio facebook oferece um guia para empresas que querem sucesso e eficácia na rede ,a página Business.

É necessário usar o espaço virtual de maneira proveitosa,entendendo qual o objetivo do público em acessar a página e manejando bem o conteúdo,afim de que os produtos sejam expostos,a propaganda seja feita mais não deixando em segundo plano a interação com o público.Em observação a página do facebook da Claro, percebemos que os usuários usam o ambiente para fazer críticas ao mau atendimento, expor dúvidas sobre promoções e reclamar sobre os planos oferecidos pela empresa, e os comentários estão localizados por toda a página, em qualquer nova postagem no mural feita pela Claro, independente do seu conteúdo. Ao percorremos a página percebemos que a empresa tenta estabelecer um relacionamento de caráter mais informal pra que haja uma proximidade maior com o público, com posts como “Olhar o calendário do celular, ver que o Natal não esperou e já está chegando. #soudesses”, mas não há a reciprocidade esperada, pois os usuários usam aquele ambiente predominantemente pra fazer reclamações. O relacionamento nas redes sociais é uma extensão do que já existe entre a empresa e o público. Logo, fortalecem a relação entre os dois, diminuindo as distâncias, solidificando a confiança, assim, se o público tem uma imagem embaçada da empresa, essa imagem será refletida na rede social, a não ser que sejam tomadas medidas para um melhoramento agressivo da imagem da marca, como um esclarecimento mais nítido das principais dúvidas do cliente e enquetes pedindo sugestões para o melhoramento dos serviços (no caso da empresa Claro). É importante lembrar que a marca não pode se isolar e deixar o público de fora. Monitorar as redes sociais e interagir é o primeiro passo para gerar satisfação e identificação dos usuários com as marcas. Depois isso vai se transformar em vendas e negócios. 

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Por Camila Costa.